CIIC marca presença no 9º Seminário Nacional de Gestão de Mantenedoras

A Ecônoma Geral da CIIC (Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição), Ir. Maria das Graças Sampaio representou a Congregação no seminário, que contou com uma programação com palestras e oficinas que possibilitaram aos participantes acompanharem as exigências do momento atual e refletirem mais sobre o modelo de instituição religiosa e civil.

Para Ir. Graça, participar do seminário foi uma oportunidade de estar em contato com diversas realidades desafiantes da Educação Católica no Brasil. “Dentre as palestras proferidas, uma me chamou atenção: inclusão das pessoas com deficiência na escola. O professor Luiz Alberto focou a palestra pelo direito – e não dever -, da escola em acolher a pessoa com deficiência e não pelo direito propriamente da pessoa, pois esse acolhimento com qualidade e adequação dos espaços, é uma oportunidade de avançar na missão original das nossas congregações”.

O Padre Roberto Duarte, presidente da Câmara de Mantenedoras da ANEC, presidiu a celebração eucarística e fez um agradecimento especial ao GT de Mantenedoras pela dedicação e construção da agenda do seminário.

Com o lema “Edificai vossa casa sobre a rocha” (Mt 7:24), o seminário pretende colocar a Casa Comum em ordem, viver esse novo tempo, disse padre Roberto na abertura do encontro. “Tem sido uma tônica que a escola católica esteja sempre em saída. Sejamos inovadores e protagonistas. Quando você está na sua escola, você é a ANEC. Portanto vamos viver esse projeto e nos sentirmos na casa comum”.

foto