CEIC reabre suas portas oficialmente no próximo dia 9 de novembro

A reforma do CEIC iniciou em fevereiro de 2014, e culminou agora com o término da restauração. Destaque para a preservação histórica do prédio: toda a estrutura, como o piso base e as janelas foram mantidas, sendo apenas reformadas para proporcionar mais segurança e conforto.

As arquitetas responsáveis pelo projeto arquitetônico foram Liege Chiaradia Ferreira e Juliane Günther, que deram atenção especial às características originais da construção, cujo piso térreo foi concluído em 1941 (um ano antes do falecimento de Santa Paulina), e o segundo piso foi edificado em 1975.

O espaço era dedicado exclusivamente à formação das futuras religiosas, no início do século 20. Mas, o CEIC também foi a primeira sede da Província de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em 1958. Após muitos anos de umidade e desgaste da estrutura, a Congregação optou pela reforma total do prédio, que está sendo concluída agora.

Pousada e Centro de Espiritualidade

É importante ressaltar que o CEIC passa a contar com duas alas distintas: uma é a pousada, espaço totalmente remodelado, que fica junto à recepção, contendo 26 quartos, todos equipados com ar-condicionado.

Junto à capela, no prédio aos fundos, funcionará o Centro de Espiritualidade, que oferece 32 quartos, também equipados com ar-condicionado. Os grupos para eventos empresariais e religiosas podem contar também com um auditório, com capacidade para 100 pessoas, além de duas salas, com 15 lugares cada, que podem se transformar em uma ampla sala com 30 lugares.

Nestes últimos meses, o CEIC já acolheu eventos internos da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Foram encontros da Província Nossa Senhora de Lourdes e da Pastoral Escolar da Rede Santa Paulina, além de retiros para Irmãs idosas e noviças. Desta forma, foi possível analisar e fazer alguns ajustes para a recepção dos grupos que começam a se hospedar a partir de agora.

CEIC x Mosteiro Park Hotel
Dentro da Rede Santa Paulina de Hospitalidade, Nova Trento possui hoje dois espaços: o CEIC e o Mosteiro Park Hotel (Hotel do Santuário Santa Paulina), que também pertence à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Ambos os espaços atendem públicos distintos. “Acreditamos que tanto o CEIC como o Hotel do Santuário Santa Paulina trabalharão em parceria. Caso um espaço estiver lotado, poderemos indicar o outro, sempre que necessário, ou mesmo outros espaços de hospedagem que Nova Trento oferece. Nosso objetivo é estabelecermos parcerias”, pontua a Tesoureira da CIIC, Irmã Maria das Graças Sampaio.

CEIC acolheu primeiras noviças

O CEIC remete ao início da história da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por Santa Paulina. Por isso, a importância histórica para a própria Congregação e para o povo de Nova Trento. Neste espaço está a “Casa Mãe” ou “Casa Relíquia” ou “Casa São José”, uma casa de madeira do século 19, onde todo o trabalho da Congregação teve início.

De que forma? Após a morte da senhora portadora de câncer (Lúcia Ângela Viviani), que deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição com o “Hospitalzinho São Virgílio”, Amábile Lúcia Visintainer (Santa Paulina) e mais duas amigas, Virgínia Rosa Nicolodi (Madre Matilde) e Teresa Anna Maule (Madre Inês), mudam-se do bairro Vígolo para o Centro de Nova Trento, onde hoje é o CEIC. Elas receberam em doação o terreno e a casa de madeira dos benfeitores Giovanni Valle e Francesco Sgrott. Neste lugar, no ano de 1894, iniciaram a acolhida e a formação da primeira noviça, além de cuidar de crianças e doentes da comunidade. No ano seguinte, 1895, a Congregação recebe a aprovação diocesana e a consagração definitiva do trio fundacional.

Alguns fatos da história do CEIC que merecem destaque: o Noviciado da Purificação de Nossa Senhora (1896-1937); a Fábrica de Seda (1898-1940); Escola para as primeiras séries do Ensino Primário (1906); foi casa de formação para: juvenistas (1937). Em 21 de dezembro de 1941, inauguração do Juvenato São José; aspirantes, postulantes e noviças (ficaram aí de 1953-1966); o Juvenato São José foi: sede da Província de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (11.02.1958 a 11.02.1966); ginásio orientado para o trabalho – GOT (1968); transformação em CEIC (20.01.1975). Reabertura da Casa Mãe totalmente reformada (24.05.1981), conservando sua originalidade.

CEIC 700x525Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição reabre suas portas com uma nova proposta: no mesmo espaço funcionará a pousada e o Centro de Espiritualidade

DSC00857 700x525Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição é destinado a retiros, encontros e reuniões empresariais 

DSC00863 700x525A Casa São José, ou “Casa Mãe” é uma casa de madeira, do século 19, onde todo o trabalho da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição teve início

DSC00873 700x525São, no total, 119 anos de história, desde o início de todo o trabalho