O CEIC Pousada e Eventos, localizado em Nova Trento (SC), celebra hoje, com alegria e gratidão, seu Jubileu de Ouro, marcando 50 anos de dedicação à hospitalidade e à formação espiritual. Para comemorar este marco, vamos recordar as origens deste espaço, que está profundamente ligado ao início da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), fundada por Santa Paulina.
Sua história começa em 1894, quando Amábile Lúcia Visintainer (Santa Paulina), acompanhada por suas amigas Virgínia Rosa Nicolodi (Madre Matilde) e Teresa Anna Maule (Madre Inês), deixa o bairro de Vígolo e se muda para o centro de Nova Trento (SC).
O terreno com uma casa de madeira, doado generosamente pelos benfeitores Giovanni Valle e Francesco Sgrott, tornou-se o primeiro lar da Congregação. Neste espaço, chamado carinhosamente de Hospitalzinho São Virgílio, as fundadoras dedicaram-se à acolhida das primeiras noviças, ao cuidado de crianças e doentes da comunidade e à formação espiritual, consolidando os princípios da missão das Irmãzinhas. Em 1895, a Congregação recebeu, ali, a aprovação diocesana e a consagração definitiva de suas fundadoras, um marco importante na história do local.
O prédio do CEIC, como hoje conhecemos, foi inaugurado em 1941, tendo sido construído pela Firma de Jordão Cadorin, tradicionais pedreiros de Nova Trento. Ao longo do início do século XX, o local, batizado de Juvenato São José, foi inteiramente dedicado à formação de futuras religiosas da Congregação. Em 1958, tornou-se a primeira sede da Província Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, ampliando ainda mais a importância do espaço para a Congregação.
Com o passar do tempo, houve a necessidade de redirecionar o uso do prédio. Assim, em 20 de janeiro de 1975, o Juvenato São José foi transformado no Centro de Encontros Imaculada Conceição: local para hospedagem e encontros, destinado à formação espiritual e pastoral. Assim, sua missão expandiu-se para atender não apenas à Congregação, mas também às dioceses, diversos movimentos e a todos os leigos que desejam um local de hospedagem apoiada ao carisma da Congregação. Para atender a essas novas finalidades, o prédio histórico do CEIC passou por reformas e adaptações ao longo dos anos, garantindo a preservação da arquitetura do espaço e sua funcionalidade.
Publicado em 20 de janeiro de 2025