Diamantino, 1 de julho de 2024. 

Querida e amada Santa Paulina, 

Com nosso coração cheio de gratidão, estamos aqui para vos dar nossas notícias. Pensamos que está ainda em vossa memória quando, há 90 anos, abençoastes comovida as cinco primeiras Irmãs missionárias que se dispuseram, com muita alegria e disponibilidade, partir para a missão junto aos povos indígenas, nas então longínquas terras do Mato Grosso. 

Noventa anos se passaram. Muitas Irmãzinhas doaram suas vidas em missão nessas terras, testemunhando e deixando as marcas do vosso carisma. Nossa gratidão! 

É uma alegria imensa dizer que nossa Irmã Maria das Neves, que está com 101 anos de idade e 79 anos de Vida Consagrada, faz parte da nossa comunidade. Ela nos conta, ainda, Santa Paulina, como vos conheceu e o quanto vos admirava! 

O Lar São Roque, de longa permanência, conta com 20 idosos e idosas, quase todos dependentes. Somos, aqui neste serviço, em 21 colaboradores e três Irmãs. Além disso, contamos com a ajuda de voluntários, os quais são madrinhas e padrinhos, que se dedicam a ajudar nos nossos eventos ou em doações para o lar. No decorrer do ano realizamos dois eventos, a fim de arrecadar fundos para a manutenção da instituição.  

A missão do Lar São Roque é acolher idosos(as) em caráter de longa permanência, a partir dos 60 anos de idade completos, de ambos os sexos, independentes e/ou com graus de dependência, quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento. Acolhemos aqueles e aquelas que vivem em situação de violência e negligência por seus responsáveis, em situação de rua ou abandono, e com vínculos socioafetivos fragilizados ou rompidos.  

Nosso compromisso com os idoso(as) é assegurar a preservação da saúde física e mental, seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.  

O desafio que encontramos atualmente é a alta demanda de idosos pretendendo vagas para o lar, muitos dos quais não se encaixam nos critérios de acolher realmente os mais necessitados e vulneráveis. Enfrentamos, também, a necessidade de manutenção e reformas, devido as instalações antigas. Mas encontramos apoio, força e amparo de várias entidades e benfeitores. Além disso, nosso futuro projeto é a instalação de placas solares, a fim de reduzir as contas de energia e contribuir na preservação do meio ambiente por meio da produção de energia limpa.  

O que nos motiva e nos dá esperança de seguir em frente é uma das vossas frases, Santa Paulina, que sempre anima as Irmãs: “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários”.  

Estamos em festa! Dia 09 de julho vamos celebrar os 82 anos de vossa partida para a eternidade. Hoje, nossa Santa Paulina, rogai por nós! 

Pedimos que, junto de Deus, derrameis uma bênção especial sobre nossos idosos, colaboradores, benfeitores e Irmãzinhas que, animadas, continuam essa linda missão, que vós também exercestes no Lar São Vicente de Paulo, em Bragança Paulista (SP). 

Nosso abraço e carinho!  

Colaboradores e Irmãs do Lar São Roque