São Paulo, 22 de julho de 2024.

Querida fundadora, Santa Paulina!

Com muita alegria, reunimos toda a equipe do Educandário Sagrada Família para escrever essa pequena partilha do trabalho que vós começastes, há 120 anos, na cidade de São Paulo, com a missão de cuidar das crianças órfãs e pessoas idosas que foram escravizadas. Vosso olhar, sempre sensível e disponível para os mais necessitados, faz superar desafios e frutifica até hoje.

Atualmente, o Educandário Sagrada Família conta com 19 funcionários(as) e uma Irmã, todos(as) comprometidos(as) com o trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Atendemos, diariamente, 210 crianças e adolescentes, que passam por diversas situações de vulnerabilidade, acolhendo-os em um espaço de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Além disso, temos um grupo de mulheres, conforme uma das prioridades do sexênio da Congregação. Os encontros acontecem uma vez por mês com um grupo ainda pequeno, porém com muita sintonia ao carisma.

Realizamos a proteção social básica, na garantia dos direitos, com atividades que reforçam as potencialidades dos(as) assistidos(as), com um olhar atento e respeitoso às diferenças.

Percebemos, após a pandemia, o aumento pelo clamor da prioridade com a Saúde Integral: cuidar de si para cuidar do outro. Esperançamos pelo bem-estar dos(as) funcionários(as), dos(as) atendidos(as) e de suas famílias. Escutamos a todos(as) com empatia, para realizar a gestão compartilhada com eficiência. Dessa forma, sentimos a necessidade de fazer paradas para refletir, recuperar o fôlego e continuar o serviço com excelência.

Os nossos dias são desafiadores: há forças que pleiteiam um retrocesso nas Políticas de Assistência Social, que sofre com a ameaça da perda de direitos. Mas permanecemos firmes, lutando por uma sociedade mais justa e humana, que respeite as diversidades, com senso de comunidade.

Na missão que começastes permanecemos firmes, sem desanimar, apesar dos ventos contrários. Assim, recentemente, conseguimos implantar uma biblioteca com ajuda das unidades educativas da Rede Santa Paulina, da comunidade e de pessoas benfeitoras. Somos gratos(as) por tudo!

O que nos anima é que “vamos passo a passo, mas sempre em frente”, como vós nos incentivastes.

Com carinho, vossa equipe do Educandário Sagrada Família.