Carisma uma jóia da Graça de Deus – 9

CIIC 14A CIIC tem consciência que seu maior patrimônio são as Irmãzinhas passadas, presentes e futuras. Daí porque se esforça para fielmente corresponder sua vocação carismal, na Igreja e no mundo. Forma novas gerações e administra os bens espirituais e temporais. Como Congregação, Irmãzinhas coordenam as coirmãs em âmbito geral, provincial, regional e local. Cada unidade é administrada para que vise a melhor forma de servir a Deus e as pessoas nas áreas da Ação Evangelizadora: educação, geriatria, pastoral, saúde e serviços de apoio. Também, para que as novas gerações recebam formação adequada e atual, e para que as gerações mais antigas tenham uma vida digna e confortável até o fim de seus dias.
A Irmãzinha vive do seu trabalho e coloca seu fruto em benefício da CIIC, tendo como exemplo Jesus e as primeiras comunidades cristãs: “Tinham tudo em comum e não havia necessitados entre eles”. Aplica suas forças e capacidades no desempenho do próprio trabalho que a faz compreender as dimensões humanas da pobreza. Tem consciência de que os bens e riquezas do mundo, por sua origem e natureza, segundo a vontade do Criador, são para servir eficientemente à utilidade e ao proveito de todas as pessoas. Por isso, a todas e cada uma compete o direito de usar fraternalmente esses bens na realização da humanidade.
Os bens temporais – casas, terrenos, equipamentos – são aceitos e cuidados pela Irmãzinha como meios, utilizados em sua vida e atividade, para o serviço do Reino.
As coordenações, em todas as esferas, são eleitas democraticamente e coordenam pelo tempo estabelecido nas constituições e pelo objetivo e prioridades estabelecidas nas assembléias eletivas.
Têm bem claro que coordenam para que Irmãzinhas consigam tornar Jesus conhecido, amado e adorado e assim o Reino de Deus vá tornando cada vez mais visível pela vivência do Carisma Congregacional, a jóia herdade e fiel e criativamente testemunhada de geração em geração.
Temos sempre presente a atitude de Jesus, Maria e Paulina: “Vim para servir. Como eu fiz, façam e serão felizes”.
Rezem por nós. A meta de configurar-se com Jesus está a nosso alcance. Porém, precisamos da ajuda de quem nos cerca para continuar com os olhos fixos em Jesus, razão da nossa consagração. Rezem também pedindo ao Senhor da messe que nos envie muitas e perseverantes operárias. Agradecemos.