O carisma congregacional teve origem com Santa Paulina, no século XIX e é atualíssimo no século XXI. É que o ser humano evoluiu muito em alguns aspectos e em outros involuiu. Essencialmente a pessoa continua a mesma: imagem e semelhança de Deus, sua filha muito amada, salva pelo amor da Trindade Santa. Toda pessoa é dependente dos serviços, do amor das demais, para nascer, viver e morrer. Os carismas que Deus distribui gratuitamente para a convivência e evolução da humanidade, quando colocados em comum realizam a harmonia, a fraternidade, a felicidade.
A CIIC tem na ação Evangelizadora a Área dos Serviços de Apoio com a imprescindível função de harmonizar as Áreas da Educação, Geriatria, Pastoral, Saúde e ainda as Áreas de Atuação – Formação e Administração. São Irmãzinhas que cumprem a missão acolhendo com amor e ternura as pessoas nas sedes de governos, nas casas de retiros e de encontros, nas instituições. São recepcionistas, digitadoras, artistas, assessoras, auxiliares administrativas, auxiliares de secretarias, e tantas outras funções que nessas casas exigem grande doação, presença de espírito, sensibilidade e disponibilidade a toda prova. São Irmãzinhas polivalentes na ação e na oração. Admiráveis pela simplicidade, humildade e intimidade com Deus.
São Irmãzinhas que percebem sinais de vida, de amor, de felicidade, para que as pessoas cresçam na santidade. Apoiam e se integram numa ação evangelizadora buscando nela elementos de vivência e concretização da missão: “para que Jesus seja conhecido, amado e adorado por todas as pessoas e em todo mundo”.
Nisso têm o exemplo de Santa Paulina que foi: artesã, bóia fria, meeira, pintora, artista, enfermeira, cuidadora de pessoas idosas, catequista, animadora paroquial, diretora da Pia União das Filhas de Maria e outras Associações, organizadora de fundações de novas casas, coordenadora de comunidade religiosa e da Congregação.
Madre Matilde escreve de Santa Paulina: O amor não sente o seu peso, não conhece limites, não se espanta com os perigos, não avalia suores, mas é todo propenso ao bem, enfrenta toda espécie de sacrifícios. É feliz por realizar todo bem para a felicidade do amado Jesus e agradar-lhe em tudo. Ela é a doce Paulina! Onde ela está as coisas vão bem e a comunidade se alegra e anima para trabalhar, rezar e amar mais a Jesus por quem entrega sempre sua vida.
Jovem, você está sendo desafiada pelo CARISMA da CIIC. Dificuldades existem em todos os lugares. Você quer ser feliz? Venha! Jesus está a sua espera.