Carisma uma jóia da Graça de Deus – 11

CIIC 16Jesus ensinou e testemunhou que a riqueza não pode tomar conta do nosso coração. Quando isso acontece já não há espaço para Deus e muito menos para as irmãs e irmãos. A natureza é destruída, há pobreza e opressão.

O sistema capitalista em constante readaptação prega o lucro pelo lucro. Quando acontece alguma crise a trabalhadora, o trabalhador é o primeiro a sofrer as consequências das irresponsabilidades dos países super desenvolvidos. Para eles, trabalho significa capacidade de viver num mundo guiado pela voracidade do capital, onde a cidadania é colocada à margem e quem paga são os menos favorecidos. A pessoa vale pelo ter, o produzir, o consumir, o aparecer.

Para o cristianismo a trabalhadora, o trabalhador é cidadão, detentor de poder social e político. O trabalho digno, livre e responsável revela a intimidade da colaboradora, do colaborador com Deus que dotou cada ser humano de potencial criativo – carisma – para que promova sua felicidade e a felicidade da sua família, da comunidade.

Santa Paulina trabalhou com parcerias e instituições, respeitando a leiga e o leigo, tendo bem definidas as funções de cada um e as da CIIC. Sabia animar, acolher e colocar limites com muito amor.

A CIIC além de cumprir das leis que protegem e defendem os direitos das e dos trabalhadores, procura passar os valores evangélicos. O trabalho digno enaltece e realiza a pessoa como filha de Deus, capaz de promover seu próprio desenvolvimento e o dos colegas numa colaboração baseada no amor mútuo.

Trabalho significa exercício benéfico sobre o mundo criado, serviço à comunidade e prolongamento da obra do Criador. Mediante o trabalho, mulheres e homens têm a tarefa de preservar a obra da criação e dar-lhe continuidade, reconhecer a dignidade do ser humano capaz de cumprir seu dever e aperfeiçoar-se. Jesus é reconhecido como homem de muita sabedoria e filho de Maria e do carpinteiro José. Também afirmou: Meu Pai trabalha sempre. Vivei o dia de hoje. Meu Pai sabe do que precisais.

Temos ótimas colaboradoras e colaboradores que trabalham conosco em todas as áreas de Evangelização e de Atuação da CIIC. Quando entram nas nossas instituições ou nos trabalhos que fazemos pelo mundo afora procuramos estabelecer laços baseados na identidade da CIIC: o carisma, o espírito, a espiritualidade, a missão, nossa forma de viver a consagração batismal no seguimento a Jesus. Que Deus nos abençoe!