Capoeira promove integração e desenvolve a coordenação motora

Segundo Ricardo, sua proposta não é a de ensinar as crianças a “colocar as pernas para cima”, mas de ensinar a capoeira na sua essência, contando sua história, a sua tradição. “Tudo isso quem me passou foi o mestre Oscar de Carvalho, popular Macaco ou Bacalhau, que trouxe toda a sua experiência de vida da capoeira”, conta.

Para as crianças e adolescentes, a capoeira desenvolve a coordenação motora (aprendem a cair e a levantar), resgata a cultura, aumenta a coragem de aceitar desafios e transmite valores morais. “Sempre digo: não à violência. E a capoeira tem em si uma didática pedagógica, através da história do Brasil”, registra o educador social, Ricardo de Souza.

Saiba mais: O Educandário Sagrada Família, localizado junto ao Centro de Formação Sagrada Família desenvolve projetos através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Pessoas que se hospedam ou mesmo locam espaços no Centro de Formação, colaboram com a concretização desse projeto de assistência social, pois parte dos recursos financeiros são aplicados no Educandário.

DSC07268 700x467Educador Social, Ricardo de Souza traz o contexto histórico para as crianças e adolescentes do Educandário 

DSC07272 700x467Oficinas de Capoeira envolvem história e técnicas, todas repassadas pelo educador social