Campanha da Fraternidade reflete sobre moradia digna

A Igreja no Brasil lança, hoje, a Campanha da Fraternidade (CF), iniciativa que acontece durante o tempo litúrgico da Quaresma. Neste período de 40 dias, que tem como pilares a oração, o jejum e a esmola, a Campanha busca ser expressão de caridade e de solidariedade em favor da dignidade humana. Assim, a cada ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a reflexão sobre uma situação que atinge a sociedade.

Este ano, os olhares voltam-se para a questão da moradia. Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha quer dar visibilidade à realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso à moradia digna.

A CNBB declara que a CF 2026 busca “despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã”. Refletir sobre casa, rua, favela, aluguel e periferia é também fazer teologia e pastoral.

Neste caminho de fé e compromisso, somos convidados a ter um olhar atento para a questão habitacional do país, permitir que a Palavra de Deus ilumine nossa consciência e, assim, discernir caminhos concretos para a transformação desta realidade.

Em sintonia com este apelo, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição também realiza ações voltadas à promoção da dignidade e do acesso à moradia. Um exemplo disso é a ação missionária solidária em Iguatu (CE), onde a Congregação apoiou a transferência de dezesseis famílias de uma ocupação, na qual viviam em condições precárias, para suas casas em terrenos regularizados. Desta forma, a obra de Santa Paulina segue reafirmando seu compromisso com o Evangelho e com os que mais necessitam.