ASSEMBLEIA GERAL DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃZINHAS É REALIZADA EM SÃO PAULO (SP)

Irmãzinhas de diversas partes do país e do mundo participaram da Assembleia Geral da Congregação em São Paulo (SP)

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição realizou, entre os dias 22 e 26 de abril, a sua Assembleia Geral de 2024. As Irmãzinhas, firmadas na oração e inspiradas por Jesus Cristo, se reuniram no bairro Ipiranga, em São Paulo, Sede Geral da Congregação. Estiveram presentes religiosas de diversas partes do país e do mundo, e durante toda a semana se dedicaram à apresentação de balanços contábeis, relatórios estatísticos e as diversas atividades que movimentam a vida da Congregação. Tudo isso numa construção sinodal, participativa, celebrativa e orante.

Irmã Rosane Lundin, coordenadora-geral da Congregação, abriu a Assembleia, destacando a mensagem do Papa para o Jubileu de 2025

Irmã Rosane Lundin, coordenadora-geral da Congregação, abriu oficialmente a Assembleia Geral, destacando a mensagem do Papa Francisco por ocasião do Jubileu de 2025: “Irmãs, como peregrinas da esperança, queremos construir juntas esta semana de vida e trabalho”.

No primeiro dia de assembleia, coordenado pelas Irmãs Leni Monfardini, Maria Iranilda e Teresa Nascimento, foram partilhadas, de forma celebrativa, as alegrias e tristezas, forças e fraquezas, oportunidades e desafios da vida e missão da Congregação.

Sob a luz do Círio Pascal, símbolo do Cristo Ressuscitado, que foi solenemente entronizado na celebração, o grupo refletiu sobre uma passagem da Carta de São Paulo ao Colossenses e meditou sobre as atitudes que precisam assumir no cotidiano. No decorrer do primeiro dia, as Irmãs dedicaram-se a compartilhar os trabalhos realizados em suas comunidades, partilhando experiências, trocando ideias e refletindo o ser de cada Irmãzinha e a prática missionária da Congregação.

Irmãs da província Nossa Senhora Aparecida estiveram reunidas para sua assembleia provincial

Coordenado pela Irmã Mônica Fragôso, o segundo dia da assembleia recordou a caminhada da Rede Santa Paulina, trazendo alguns destaques das áreas de atuação. Rodinei Balbinot, coordenador-geral da Rede, apresentou os dados contábeis das unidades, e as coordenações das Evangelizações apresentaram os Ecos de Esperança. Ainda neste segundo dia, Irmã Ivani Gonçalves, ecônoma-geral da Congregação, apresentou o balanço patrimonial da Organização Religiosa referente ao ano de 2023, e as ecônomas provinciais Vera Maria da Cruz e Ivone Aparecida Reis, e da Regional, Amélia, contribuíram na reflexão. As atividades se encerraram com a adoração ao Santíssimo, em agradecimento e louvor a Deus por conduzir cada passo da história.

Uma missa celebrada por Dom Ângelo Mezarri, Bispo Auxiliar da Região Episcopal do Ipiranga, abriu as atividades do terceiro dia de Assembleia Geral, que foi coordenado pela Secretária-Geral, Irmã Juliêta Barbosa, e pelas Secretárias Provinciais, Irmãs Luzia Cândido dos Santos e Silmara Priscila Bueno. Durante o dia, as secretárias apresentaram o Relatório Estatístico da Congregação de 2023, e ouviram atentamente a contribuição das Irmãs. Ainda durante a manhã, Irmã Graciema Terezinha fez o lançamento do livro “Receitas Saudáveis do Núcleo Célula Viva”. Todas as comunidades foram presenteadas com um exemplar. Momentos celebrativos marcaram a tarde das Províncias, que se reuniram para a assembleia jurídica, além de partilhar a caminhada, rezar e refletir. À noite, Irmã Rosacy Soares apresentou a realidade atual do Serviço de Animação Vocacional da Congregação, reafirmando o compromisso de que toda Irmãzinha deve ser uma animadora vocacional.

A província Nossa Senhora de Lourdes também realizou sua Assembleia Provincial durante os trabalhos da semana

Momentos celebrativos e orantes abriram os trabalhos do quarto dia de Assembleia Geral, onde as províncias refletiram assuntos específicos de cada uma de suas mantenedoras. Na província Nossa Senhora de Lourdes a coordenação ficou sob a responsabilidade das Irmãs da coordenação provincial, Leodi Amália Bolzan, Eunice Aparecida da Silva, Vera Maria da Cruz, e Luzia Cândido dos Santos. Elas realizaram uma celebração vocacional tendo presente o tema: Igreja, uma sinfonia vocacional. Refletiram também sobre o projeto “Juventudes” e “Mulheres”. Para assuntos administrativos, contou com a participação do contador Juliano Adolfo da Cunha. Irmã Eni da Silva, missionária em Moçambique, juntamente com as noviças, partilharam a missão, e em grupos, as Irmãs compartilharam luzes e desafios. Já na província Nossa Senhora Aparecida foram as Irmãs da coordenação provincial, Maria Irene Silva, Ivone Aparecida dos Reis, Andreia Godinho de Almeida e Silmara Priscila Bueno que coordenaram as atividades, e celebraram os seus 10 anos como província. No final do dia, as províncias se uniram para partilharem as observações e acréscimos que fizeram dos projetos: “Resistência feminina: cuidar e transformar vidas” e “Juventudes, fazei-vos coragem”.

Após uma semana de encontro, escuta e partilha, o último dia da Assembleia iniciou-se com um forte momento celebrativo, que levou as participantes a rezarem sobre a cultura do cuidado e sobre as relações fraternas. Os trabalhos do dia tiveram a assessoria do padre Cristiano Faria dos Santos e de Lorraine Nascimento, assessores jurídicos.

Com palavras de ânimo e encorajamento, Irmã Rosane Lundin, junto às coordenadoras provinciais, fizeram o envio das Irmãs para suas comunidades, entregando-lhes o material de revitalização pessoal, comunitária e missionária. Após a proclamação do evangelho da ressurreição, Irmã Rosane relacionou a atitude de Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé com as Irmãzinhas que, invadidas por uma ousada esperança, devem ser alegres anunciadoras da ressurreição: “Juntas, criaremos um futuro de vida em abundância para nós e para todas as pessoas”, concluiu.