África Central recebe visita da coordenação da Congregação

Irmã Rosane Lundin, coordenadora geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição; e Irmã Ivone Reis, conselheira e ecônoma da Província Nossa Senhora Aparecida, visitaram Chade e Camarões, na África Central, entre os meses de novembro e dezembro.

Segundo Irmã Rosane, essa foi uma visita muito especial, porque aconteceu no ano em que a Congregação celebra os 120 anos da saída de Santa Paulina e suas companheiras de Nova Trento (SC) para São Paulo (SP), a primeira expansão estadual.

“Foi um tempo de conhecimento da realidade, partilha e reflexões. Sentimos a força do carisma da Congregação presente no trabalho das Irmãs. Também participamos das celebrações dos votos perpétuos e primeiros votos, além do retiro anual das Irmãs e do encontro das comunidades”, contou a coordenadora geral.

O sonho de Santa Paulina de chegar ao “Alasca”, para tornar Jesus Cristo conhecido, amado e adorado por todas as pessoas e em todo mundo, vai se concretizando por meio da missão das Irmãs nos 11 países, onde a Congregação está presente.

 

VOTOS PERPÉTUOS

Durante a visita, Irmã Rosane e Irmã Ivone participaram da celebração dos votos perpétuos de Irmã Ngo Baleba Marie-Pauline Irène, na Paróquia Saintes Marcelline Appoline Et Elizabeth de Minkan, na cidade de Yaoundé, capital de Camarões.

A celebração, preparada junto com a comunidade local, foi presidida por Dom Faustin Ambassa Ndjodo, Arcebispo de Garoua, e concelebrada pelo padre Adalbert Eloundou Mdoumve, paróco da paróquia, e outros sacerdotes presentes.

Em sua reflexão, o celebrante destacou que sua presença é de apoio, como o Bom Pastor, que acompanha e conhece suas ovelhas. De acordo com ele, mesmo que faça chuva ou sol, a Igreja precisa de pessoas firmes na vocação, para aceitar as diversidades que fazem parte da caminhada. “As religiosas são chamadas a serem firmes na vocação para dar esta resposta. O amor é permanente e exige o perdão, é para sempre e independe da nossa cultura. Vivamos a fidelidade, a aliança que usamos revela o nosso sim e o nosso compromisso com Deus e com o seu Reino”, disse Dom Faustin.

Participaram da celebração religiosas de outras Congregações, amigos, membros da Família Madre Paulina (FAMAPA) de Garoua, familiares e pessoas da comunidade. Foi um dia festivo, intenso e de esperança para a Congregação no Continente Africano.

“Sinto uma profunda alegria e felicidade interna. Gratidão a Deus, aos meus pais e à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição pela acolhida. Sinto-me feliz por celebrar com as duas famílias, a de sangue e a religiosa”, declarou Irmã Pauline.

 

PRIMEIROS VOTOS

Irmã Rosane e Irmã Ivone também participaram da celebração de primeiros votos das Irmãs Maipa Brigite, Bonaudji Germaine e Bouaka AdjoviKafui Thérèse, em Camarões.

Dom Emmanuel Abbo presidiu a celebração e convocou as Irmãs para a vivência da fidelidade dos Votos de Castidade, Pobreza e Obediência. “O maior tesouro da nossa vida é Jesus. Pela consagração, vivemos a radicalidade do seguimento em todos os momentos da vida de Cristo”, explicou o bispo.

 

RETIRO, ENCONTRO DAS COMUNIDADES E PASSEIO

Entre o dias 22 e 30 de novembro, as Irmãzinhas que atuam na África Central participaram do retiro anual, passeio e encontro das comunidades.

Com o tema “Mulheres conduzidas pela sabedoria divina, em defesa da vida”, o retiro foi orientado pela Irmã Anna Tomelin.

De acordo com Irmã Anna, foi um tempo de Deus na vida de cada Irmãzinha e de cada noviça às vésperas da consagração religiosa. “Foram dias de abertura de coração à ação do Espírito Santo em cada participante e de resposta livre, pessoal, na realidade missionária do Chade e Camarões. Sentimentos de gratidão a Deus pelo chamado e compromisso onde a vida clama, sendo presença de mulheres esperançosas, solidárias, como tantas mulheres que nos precederam. Santa Paulina é a grande inspiradora e testemunha de uma vida doada por amor”, declarou.

Irmã Rosane e Irmã Ivone Reis coordenaram o encontro das comunidades. Segundo Irmã Rosane, foram dias de oração, partilha, reflexão e alegria. “Refletimos sobre o V Seminário da Congregação, que acontecerá em janeiro de 2024, e partilhamos as alegrias e desafios da missão”, explicou.

As Irmãs organizaram um momento celebrativo para agradecer a Deus pelos 60 anos de Vida Religiosa Consagrada da Irmã Anna Tomelin e também pela disponibilidade dela em orientar o retiro.