Ação missionária da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição oferece oficinas de costura, geração de renda e fortalecimento comunitário

Ir. Egnalda Rocha com as integrantes do projeto “Costurando a Vida” (Foto: CIIC)
Em Porto Velho (RO), um grupo de mulheres está mudando o rumo de suas vidas e de sua comunidade com o projeto “Costurando a Vida”. A iniciativa, apoiada pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição por meio dos seus projetos de ação missionária solidária, vem promovendo autonomia, empoderamento feminino e geração de renda para cerca de 30 participantes da Paróquia São José Operário.
O projeto, que teve início em maio de 2024, oferece oficinas de modelagem, corte e costura de camisetas, lingeries, uniformes escolares e hospitalares, além de peças artesanais e acessórios para casa.

O grupo se dedica à costura e, junto às Irmãs, vivencia momentos de espiritualidade (Foto: CIIC)
“Não sabíamos nem colocar linha na agulha, mas hoje já fazemos arte!”, compartilhou uma das participantes, emocionada ao ver sua trajetória de aprendizado. “Quando começamos esse trabalho, não tínhamos recursos nem conhecimento. Mas hoje vemos nosso projeto crescer a cada dia, graças a Deus e às Irmãzinhas”, afirmou outra participante.
Para garantir um ambiente acolhedor, as atividades vão além da costura. Semanalmente, o grupo se reúne para momentos de espiritualidade, dança circular e rodas de conversa, fortalecendo os vínculos da comunidade e ampliando o apoio mútuo entre as mulheres.
O sucesso foi tanto que outras instituições passaram a apoiar o projeto, como a Associação Padre Zenildo, a ONG Capacita em Rede, ligada à CNBB, e a ONG Asbamguama, que realizou o empréstimo de 20 máquinas de costura. Em 2025, as participantes passaram a frequentar aulas profissionais de costura, aprimorando ainda mais sua técnica e ampliando suas possibilidades de renda.