Irmãzinhas da Imaculada Conceição em missão no Brasil, Bolívia, Argentina e Nicarágua reuniram-se, entre os dias 23 e 25 de abril, na Casa Geral da Congregação, em São Paulo (SP), para a Assembleia Geral da Organização Religiosa.
Irmã Rosane Lundin, Coordenadora-Geral da Congregação, abriu a Assembleia, desejando a todas as religiosas um encontro repleto de partilhas e reflexões à luz do Cristo Ressuscitado. “Irmãs, quando deixamos Jesus caminhar conosco, nos tornamos mulheres ressuscitadas, capazes de assumir com fidelidade radical a vivência do nosso carisma”, exortou a Coordenadora-Geral.
Iluminado pelo tema “Irmãzinhas, artesãs da esperança e do cuidado”, o grupo refletiu sobre a importância do cuidado com o outro no serviço missionário, com a assessoria da Irmã Eurides Alves de Oliveira, da Congregação do Imaculado Coração de Maria. “Como Vida Religiosa Consagrada, este cuidado é um projeto de vida que nos ajuda no seguimento a Jesus, o projeto da defesa e cuidado da vida”, explicou a assessora.
Assim, empenhada em seguir no serviço à vida, a Congregação aprovou, durante a Assembleia Geral, o “Protocolo de proteção e atuação em casos de abusos sexuais de menores e pessoas vulneráveis”, no qual compromete-se publicamente a promover, de modo eficaz e concreto, um ambiente sadio e seguro para todas as pessoas, mas particularmente para as crianças e os adultos vulneráveis.
A missão nas comunidades indígenas também foi destaque na pauta do encontro. As Irmãs que atuam com esse público apresentaram as realidades, e padre Reinaldo Braga Júnior, que acompanha o trabalho das Irmãs no Mato Grosso, ressaltou a importância do trabalho da Congregação junto aos povos originários. Irmã Blanca Nubia Sanchez Solano, Secretária da Regional Virgem de Guadalupe, afirmou ter se encantado com tudo o que é feito pela Congregação nesta missão. “Seguimos sendo peregrinas da esperança, levando o carisma de Santa Paulina nas diversas realidades onde estamos presentes”, disse.
A Assembleia Geral também foi um momento de partilha da atuação missionária na Ação Evangelizadora na Pastoral; no Serviço de Animação Vocacional; na Família Madre Paulina (Famapa); no Santuário Santa Paulina; na missão Ad Gentes; e na Rede Santa Paulina.
Na celebração de encerramento, sob a luz do círio pascal, as Irmãzinhas uniram-se e renovaram o compromisso com o serviço à vida. Irmã Rosane, Coordenadora-Geral da Congregação; Irmã Irene e Irmã Leodi, Coordenadoras Provinciais; e Irmã Blanca, Secretária da Regional Virgem de Guadalupe, abençoaram todo o grupo.
Províncias reúnem-se em Assembleia
Após o encerramento da Assembleia da Organização Religiosa, entre os dias 25 e 27 de abril, as Irmãs reuniram-se por Província.
No encontro da Província Nossa Senhora Aparecida, as religiosas refletiram sobre o Serviço de Animação Vocacional e participaram de um encontro online com as comunidades missionárias do exterior, no qual partilharam as alegrias, os desafios e os frutos de tantas vidas doadas em terras distantes.
Já a Província Nossa Senhora de Lourdes, animada pela virtude da esperança, refletiu sobre o tema “Fecundar a esperança e o profetismo hoje”, com a assessoria do padre Reinaldo Braga Junior, Secretário Executivo da CNBB Regional Oeste 2.
As Assembleias das duas Províncias também contaram com a apresentação dos relatórios estatísticos, administrativos e financeiros, além da partilha sobre os passos dados na missão.
Finalizadas as Assembleias, a Coordenação-Geral e as Coordenações Provinciais reuniram-se para traçar os passos a serem dados para que a missão da Congregação seja cada vez mais reflexo do carisma deixado por Santa Paulina.