Desde 2006, as Consagradas Seculares do ISSP vivem a espiritualidade e a missão de Santa Paulina em diversas comunidades do Brasil, atuando em prol da evangelização
07 de outubro de 2024
No dia 7 de outubro, celebramos com alegria e gratidão o Dia do Instituto Secular Santa Paulina (ISSP), um ramo secular que integra a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Desde sua fundação, em 2006, na cidade de Mamborê (PR), as Consagradas Seculares que integram o ISSP têm se dedicado à missão de tornar Jesus conhecido, amado e adorado por todos, inspirando-se no exemplo de Santa Paulina.
Sempre em comunhão com a Igreja e com a Congregação, o Instituto Secular Santa Paulina recebeu sua primeira aprovação como Associação Pública de Fiéis em 30 de março de 2016, pela Mitra Diocesana de Campo Mourão (PR). Com aproximadamente 40 membros espalhados pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Ceará, o Instituto Secular é um testemunho vivo de fé e compromisso.
Idealizado pela leiga Clementina de Sousa Dias, o ISSP busca unir mulheres que, professando os votos de castidade, pobreza e obediência, desejam viver uma vida de santidade, seja sozinhas ou em suas famílias, atuando em diversos trabalhos de suas comunidades e paróquias. “Nós estamos espalhadas pelo Brasil, e apesar de não vivermos reunidas, estamos constantemente unidas espiritualmente pelo Carisma e espiritualidade de Santa Paulina”, diz a idealizadora. Clementina conta que a inspiração para fundar o ISSP veio ao observar o grande número de mulheres que, cada qual de sua forma, atua em diversas frentes evangelizadoras da Igreja.
A missão do ISSP além da espiritualidade: é um chamado para responder, assim como as Irmãzinhas, aos clamores da realidade. Por meio da santificação do cotidiano, as Consagradas Seculares vivem um crescimento espiritual que se reflete na vivência diária dos ensinamentos de Jesus Cristo, seja no lar, no trabalho ou na sociedade. Vivem sob os valores do Carisma de Santa Paulina, tendo como pilares a acolhida, bondade, humildade e oração.
Podem integrar o Instituto Secular Santa Paulina mulheres solteiras ou viúvas, com idade mínima de 18 anos. Desde o acompanhamento vocacional até a profissão dos votos perpétuos, cada etapa de formação para as Consagradas Seculares do ISSP é marcada por um compromisso profundo com a espiritualidade e a missão. O processo inicial de formação se estende por pelo menos quatro anos e, após esse período, a candidata professa os primeiros votos. Segue-se, então, um período de confirmação e amadurecimento da vocação, que dura no mínimo cinco anos. Ao final desse período, a Consagrada Secular professa os Votos Perpétuos, adquirindo todos os direitos e obrigações previstas no Estatuto do ISSP.
“Me sinto feliz, agradecida e realizada, pois fui escolhida por Deus para fazer parte deste Instituto”, conta Rosangela Maria de Oliveira. Consagrada Secular do ISSP desde 2014, Rosangela atua como Ministra Extraordinária da Eucaristia na Paróquia Santo Antônio, em Igarapé (MG), além de dar catequese e colaborar em diversos trabalhos voluntários. “Sendo Consagrada Secular, busco cumprir minha missão na Igreja, testemunhando a beleza de seguir a Cristo com alegria e sendo instrumento de Deus na vida das pessoas”, completa.
Que o Instituto Secular Santa Paulina continue a crescer em espiritualidade e fé, iluminando a vida de muitos e testemunhando a beleza da vida consagrada, levando o Evangelho em meio aos desafios do mundo contemporâneo.