Festividades incluíram missas, concertos, procissões e atividades educativas, envolvendo diversas instituições da Congregação e da Rede Santa Paulina
11 de julho de 2024
A Capela Sagrada Família e Santa Paulina em São Paulo (SP) e o Santuário Santa Paulina em Nova Trento (SC) foram o centro das festividades e celebrações em honra à fundadora da Congregação, Santa Paulina. A Rede Santa Paulina também se envolveu nas celebrações através das escolas e demais instituições, que realizaram atividades educativas e espirituais, reforçando o legado e o carisma de Santa Paulina.
Na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, em São Paulo (SP), local sagrado onde repousam os restos mortais de nossa fundadora, a novena se iniciou no dia 30 de junho, preparando os corações dos fiéis para a grande festa litúrgica. Já no dia 9 de julho, a programação contou com cinco missas, um concerto italiano e barraquinhas de comes e bebes.
A primeira missa do dia aconteceu com a presença da Vida Religiosa Consagrada, sendo presidida pelo Cônego João Inácio Mildin. Às 10h da manhã, realizou-se a segunda missa em honra a Santa Paulina. A solene Celebração Eucarística foi presidida por Dom Ângelo Mezzari, Bispo Auxiliar da Região Episcopal Ipiranga. À tarde, um concerto foi realizado pelo Coral Articurando, que executou peças operísticas e populares em italiano, animando a tarde deste dia tão festivo para as Irmãzinhas e para a Congregação. Os Padres Rodrigo Pires e Jefferson Mendes de Oliveira também celebraram missas nesse dia solene, que finalizou com a Missa de Encerramento às 17h30.
No Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), a novena foi um momento especial de preparação para a festa litúrgica. Durante nove dias, os devotos se reuniram para rezar, refletir sobre a vida da santa e fortalecer sua fé. Os temas abordados na novena foram variados, abrangendo aspectos como vocação, caridade, perseverança e a importância da família. No dia 7 de julho, a festa contou com uma procissão pelas ruas do Vígolo, onde fiéis demonstraram sua fé e devoção. Em seguida, a missa solene, celebrada por Dom Wilson Tadeu Jönck, destacou a relevância da santa. A celebração foi coroada com a bênção da relíquia de primeiro grau, fortalecendo a fé dos presentes.
Já na Rede Santa Paulina, as unidades educativas celebraram o dia de Santa Paulina realizando uma série de atividades focadas na história e no carisma de nossa fundadora. Na Escola Fátima, em Sapucaia do Sul (RS), as Irmãzinhas fizeram uma visita especial aos alunos e trouxeram um pouco da história de Santa Paulina, seu legado e a missão da Congregação. Os alunos realizaram ainda uma exposição de trabalhos sobre a história de Santa Paulina e se reuniram para um momento oracional.
Também o Colégio São José em Itajaí (SC), a Escola Medianeira em Santa Maria (RS), e o Educandário Imaculada Conceição em Florianópolis (SC) realizaram belos momentos celebrativos. O Colégio Regina Mundi, em São Paulo (SP), além das atividades na unidade escolar, também participou da festa litúrgica de Santa Paulina na Capela Sagrada Familia.
Vivências, orações e novenas em honra a Santa Paulina também aconteceram nas unidades de Hospitalidade, Assistência Social e nos Centros de Terapias.