Florianópolis, 24 de junho de 2024.

Querida Santa Paulina,

É com o coração agradecido e fortalecido pela graça de nosso bom Deus que, aqui do Educandário Imaculada Conceição, escrevemos estas palavras, traduzindo um pouco da nossa alegria e comprometimento para com a missão educativa da Congregação, base para todos os caminhos da vida. Atualmente, estamos vivenciando tempos delicados, que requerem também um olhar sensível, de instrução e pacificação ao mesmo tempo. Contextos de famílias que, para além do educacional, precisam de amparo e escuta. Sem falar na sustentabilidade da nossa Casa Comum, que padece com nossas ações desprovidas daquela proteção tão necessária. Incluímos também a cultura da paz como um valor indispensável para vivermos de forma pacífica: ser humano, agindo como humano em relação ao seu semelhante. E as tantas ideologias que tão somente criam divisões e dúvidas ao bom caminho a ser percorrido. Enfim, tantos outros desafios.

Querida Paulina, pensar na educação nos dias de hoje, diante de tantos cenários, é ter a certeza de que a nossa responsabilidade e compromisso são intensificados, em detrimento de mecanismos que tendem a não olhar a pessoa enquanto ser e sim mero objeto.

Trabalhamos para que as sementes lançadas hoje no solo fértil da educação, juntamente com nossas crianças e adolescentes, possam amanhã desabrochar e revelar frutos, cujo sabor se propaguem na sensibilidade e na disponibilidade em servir aos que mais precisam. 

Obrigada, Paulina, por vos fazerdes presente pela comunhão e pelas orações, neste ano em que celebramos os 65 anos de vida do nosso tão amado colégio. Quantas vidas transformadas, restauradas e impactadas positivamente, fortalecidas pelo objetivo em comum; além de uma educação com qualidade e excelência, a busca de construirmos e constituirmos indivíduos de bem. Nos sentimos assim, com o coração repleto de alegria, dizemos que “é aqui que eu quero estar!”

Paulina, vós vos lembrais, em 1942, do momento em que abençoastes as Irmãs na vinda para a comunidade de Florianópolis? Muitos frutos foram colhidos e, em 10 de janeiro de 1959, iniciamos as matrículas do EIC para as crianças do Jardim de Infância e a primeira série do Curso Primário. Tantos anos se passaram e, hoje, continuamos com esta linda missão de evangelização na educação. Nossa comunidade cresceu: somos ao todo 1438 educandos da Educação Infantil até o Ensino Médio, e mais de 200 colaboradores. Quantas alegrias, aprendizagens, amor, fé e quantas pessoas que o EIC contribuiu na sua formação acadêmica e humana e que, hoje, atendem com excelência, empatia e, acima de tudo, cuidando do seu semelhante!

Santa Paulina, agradecemos por nos guiar e inspirar. “Vamos passo a passo, mas sempre em frente. O senhor não deixará de nos ajudar.” Que vossa bênção esteja sempre conosco. 

Com carinho, amor, esperança, gratidão e fé,

Comunidade do Educandário Imaculada Conceição.