Uma Campanha da Fraternidade à luz do olhar, sentir e cuidar de Jesus

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, a Campanha da Fraternidade deste ano consiste num forte apelo à reflexão sobre nossa vivência cristã e a examinar nosso “olhar, sentir e agir” à luz da mística do Bom Samaritano que representa o próprio Jesus.

Viu

A primeira parte do texto base é uma leitura da realidade que nos faz mergulhar na profundidade do “olhar” de Jesus. Um olhar sempre atento a tudo e a todos, especialmente aos caídos, doentes, marginalizados, abandonados e sofridos, de seu e de nosso tempo. Seu olhar era tão verdadeiro, cheio de empatia, amor e paixão pelo ser humano que o fazia interromper viagens e caminhadas missionárias. O olhar de Jesus sempre foi libertador e transformador.

Sentiu compaixão

O olhar de Jesus despertava, em seu íntimo, a mais profunda compaixão. A parábola do Bom Samaritano fala Dele próprio. Todos os sentimentos daquele samaritano que “viu, sentiu compaixão e cuidou do homem ferido” são de Jesus, incapaz de se sentir frio, indiferente à dor humana, seja qual e como for. Os sentimentos de compaixão em Jesus levam-no a atitudes revolucionárias, ultrapassam leis e normas estabelecidas.

Cuidou

Jesus, em toda sua vida, agiu com o mais extremo cuidado. Seu agir, nos mínimos gestos, era impactante e transformador. Os Evangelhos nos revelam a sua face e sua atitude sempre amorosa com relação aos que Dele se aproximavam.

A Campanha da Fraternidade nos convida a lançar o “olhar” a nossa volta e estendê-lo até os mais distantes horizontes de nosso mundo, deixando que em nosso coração aflore os sentimentos vindos do coração misericordioso de Jesus. Assim, nosso agir será semelhante ao Dele, junto aos que sofrem, aos “caídos” de nosso país, de nosso mundo, aos que foram “assaltados” de sua dignidade, liberdade e dos direitos básicos que toda pessoa necessita.

Santa Paulina vivenciou a mística de Jesus no seu olhar, sentir e cuidar. Que ela inspire a todos nós! Sejamos cuidadores/as da vida!

Irmã Luzia Cândido dos Santos
Irmãzinha da Imaculada Conceição