Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Concepção (CIIC) apresenta as seguintes etapas
para a Formação das Jovens para a Vida Consagrada:
1.Vocacionada: A formação da jovem começa com o acompanhamento vocacional ainda em seu ambiente familiar, por um ou mais anos, conforme o processo de caminhada e discernimento.
Nesta etapa a jovem é acompanhada de forma mais direta através de visitas das Irmãs à família da mesma, oportunizando a participação nos encontros vocacionais.
É dedicado um tempo de convivência com as Irmãs nas Comunidades e estudo do material vocacional com o objetivo de ajudar a jovem a cultivar sua vocação, oferecendo um acompanhamento personalizado.
Nesta etapa a jovem é chamada de vocacionada. Nesse processo é fundamental que a jovem tenha alguma integração na
pastoral de sua comunidade eclesial.
2. Aspirantado: É a etapa quando a jovem entra no processo sistemático de formação, na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e
passa a ser chamada de Aspirante, isto é, aspira, deseja uma vida de doação e serviço ao povo de Deus. Nessa etapa, a jovem divide seu tempo com momentos de estudos formativos para a Vida Religiosa. Continuam seus estudos acadêmicos e assume alguns compromissos com a comunidade eclesial, no bairro onde vive. Esse tempo não tem um período definido, depende do processo de maturidade de cada pessoa.
3.Postulantado: É o terceiro passo no processo de formação. Esse tempo dura de um a dois anos. A jovem aprofunda sua vocação, o conhecimento da Congregação e se prepara para o Noviciado. A formação se torna mais intensa e exigente, sendo oferecida pela Congregação, pela Igreja e pela organização da Vida Religiosa.
4. Noviciado: O noviciado é feito em dois anos. Este período tem a finalidade de iniciar a noviça no conhecimento e na experiência dos compromissos da Consagração e do Carisma da Congregação a ser assumidos pela profissão dos Votos Religiosos. O Noviciado é um tempo forte de experiência de Deus, de oração, de pertença à Congregação e de vivência do Carisma, Espírito, Espiritualidade e Missão.
5.Profissão Religiosa: Ao final do noviciado chega o grande momento que chamamos de Primeira Profissão. A noviça é chamada a professar os
conselhos evangélicos: os votos de pobreza, castidade e obediência. Nesse momento torna-se membro integrante da Congregação fundada por Santa Paulina. A consagração religiosa feita unicamente a Deus, envolve todo o ser em uma relação gratuita de renovado amor e entrega, em vista da missão.
6. Junioriato: É um período de pelo menos cinco anos, em que a Irmã renova anualmente sua profissão religiosa. A partir do 5º ano de votos e de uma preparação específica, a Irmãzinha faz sua consagração definitiva, o que chamamos de votos perpétuos.
Em todo esse processo de formação, a jovem é acompanhada e são proporcionadas condições para o equilíbrio psicológico, emocional, físico e
espiritual para poder servir melhor.
Como Santa Paulina dizia:
Confiem em Deus e na Maria Imaculada.
Permaneçam firmes e adiante!