A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição celebrou 100 anos de serviço e cuidado da vida no Lar Nossa Senhora Aparecida, 100 anos da presença da Congregação em Aparecida (SP) e 100 anos da visita de Santa Paulina ao Lar.
Fundado em 11 de maio de 1923, a administração do Lar e os cuidados com as idosas foram confiados às Irmãzinhas da Imaculada Conceição por Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo na época.
O objetivo inicial era acolher pessoas idosas e doentes que ficavam ao redor da Basílica Histórica de Aparecida.
Atualmente, com capacidade para 45 idosas, atende mulheres, a partir de 60 anos, que não possuem condições de residir com seus familiares, priorizando as de precárias condições econômicas.
O Lar é mantido pelo Santuário Nacional de Aparecida e pela Campanha “Família dos Devotos”; e as Irmãzinhas são responsáveis pela coordenação geral e espiritual das idosas e colaboradoras.
Santa Paulina visitou a instituição duas vezes. Na primeira visita, realizada em 10 de agosto de 1923, a fundadora disse para as Irmãs que ali trabalhavam: “Minhas queridas filhas, estou contente em saber que encontrastes, também aqui, as pequenas dificuldades. Estou certa de que é sinal evidente que esta obra há de ir adiante e que é vontade de Deus. Portanto, minhas filhas, não deveis desanimar. Paciência, ide adiante com toda a confiança no Senhor Jesus e em Maria Santíssima …”
Missa no Santuário Nacional de Aparecida marca comemoração
Irmãzinhas, membros da Família Madre Paulina (FAMAPA), colaboradoras e idosas acolhidas pelo Lar participaram da celebração em ação de graças no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), presidida pelo padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário, na manhã do dia 11.
“As Irmãzinhas da Imaculada Conceição, aqui em Aparecida, testemunham a beleza de evangelizar”, declarou o celebrante no início da missa.
Irmã Rosane Lundin, coordenadora geral da Congregação, refletiu, em sua mensagem, que Santa Paulina permaneceu unida ao amor de Jesus, acolheu suas palavras e as colocou em prática no serviço e no cuidado das pessoas.
“Por amor e com amor, hoje celebramos 100 anos do Lar Nossa Senhora Aparecida. Vivenciamos o carisma da Congregação, sendo sensíveis e disponíveis no cuidado da vida de cada uma das idosas, acolhidas no Lar, com elas compartilhamos nossas vidas”, disse Irmã Rosane.
Ao final da celebração, Irmã Terezinha da Silva, diretora do Lar, recebeu do padre Eduardo um quadro com a bênçao apostólica do Papa Francisco para o Lar Nossa Senhora Aparecida.
Que Santa Paulina continue intercedendo por esta obra, onde a vida é cuidada, amada e protegida.