Este espaço é destinado à publicação de subsídios para a atuação na área das juventudes. Os materiais aqui disponíveis terão dupla característica:

1) Por um lado, estarão textos, artigos e produções teóricas que podem auxiliar na compreensão das juventudes contemporâneas;

2) De outro estarão materiais pedagógicos que podem auxiliar no planejamento e execução de atividades práticas junto aos jovens. Esta ação está alinhada ao Projeto das Juventudes da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, mas também está disponível para outras pessoas interessadas no tema.

cartaz_dnj

Dia Nacional da Juventude – DNJ 2019

O Dia Nacional da Juventude – DNJ – é um evento coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, celebrado no quarto domingo do mês de outubro, desde 1985. Em 2019, o tema da atividade é “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização de amor” e o lema é “Eu vim para que todos tenham vida” (João 10,11).

Todas as comunidade e obras que trabalham com jovens são convidadas a refletir sobre este tema e celebrar este dia. Para auxiliar na preparação, é possível fazer o download do cartaz e do livreto do DNJ 2019.

Para mais informações, acessar:

https://jovensconectados.org.br/acesse-aqui-o-subsidio-e-o-cartaz-do-dnj-2019.html

O CCJ (Centro de Cursos de Capacitação da Juventude) continua vendendo a versão impressa, por um preço relativamente baixo, para facilitar o acesso de jovens e assessores/as que não têm condições de imprimir os livros para leitura individual e reuniões de grupo. Para comprar a versão impressa, você pode acessar a loja virtual, clicando aqui:

https://ccj.shopping.marketup.com/categoria/dnj-8/1

magdala-vertical

Maria de Magdála e as mulheres no movimento de Jesus

Esta reflexão faz parte da “Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher”, promovida pela Pastoral da Juventude Nacional no triênio 2017-2019. O texto, de autoria de Vanildes Gonçalves dos Santos, dá início ao processo de celebrações do Jubileu dos 50 anos da PJ e, também, retoma a memória das mulheres no movimento de Jesus, como inspiração para a campanha de combate aos ciclos de violência contra as mulheres.
Para mais informações, acesse o site da PJ Nacional: www.pj.org.br/

Imagem_subsídio

Sínodo dos Bispos – Os jovens, a fé e o discernimento vocacional (Roteiros para grupos de jovens)

Em outubro de 2018, aconteceu, em Roma, o Sínodo dos Bispos para abordar o tema das juventudes. Como fruto do processo sinodal foi lançado o documento “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O subsídio, intitulado “Roteiros para grupos de jovens”, foi elaborado pelo padre Maicon Malacarne (da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ) e pelo jovem Luis Duarte (ex-integrante da Coordenação Nacional da PJ). São 12 roteiros, baseados no documento final do sínodo, que podem ser utilizados em orações e momentos celebrativos.

Imagem_Exortação

Exortação Apostólica Pós-Sinodal – Christus Vivit

O Papa Francisco lançou, no fim do mês de março, a Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”. Nela, o Papa explica que se deixou “inspirar pela riqueza das reflexões e diálogos do Sínodo dos jovens”, celebrado no Vaticano em outubro de 2018. A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, por meio do Projeto das Juventudes, está em sintonia com esta caminhada da Igreja com os (as) jovens. Sugerimos que as comunidades leiam, aprofundem e vivam o espírito dessa exortação apostólica, que pode ser acessada no link abaixo.

Foto: Vatican Media.

Imagem_sínodo

Sínodo dos Bispos – Os jovens, a fé e o discernimento vocacional (Documento final)

Desde o ano de 2017, quando o Papa Francisco convocou o Sínodo dos Bispos, com a temática sobre as juventudes, estamos vivenciando um tempo de graça e de revigoramento na atenção da Igreja com os/as jovens.

Depois de um intenso processo de preparação, realizado nos cinco continentes, o Sínodo aconteceu em outubro de 2018, em Roma. Como fruto do processo sinodal, foi lançado o documento “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Ele corresponde ao processo de participação de jovens e adultos ao longo do processo. Está dividido em três partes, tendo como fio condutor a passagem do Evangelho de Lucas sobre os Discípulos de Emaús. A primeira parte do documento, intitulada “Pôs-se com eles a caminho”, apresenta o contexto no qual os jovens estão inseridos. Na segunda parte, com o título “os seus olhos abriram-se”, reforça o papel renovador da juventude na Igreja, portadora de uma “sã inquietação”. Na terceira parte, intitulada “Voltaram imediatamente”, são pontuadas a sinodalidade missionária da Igreja, a caminhada conjunta com os jovens no cotidiano, o renovado ímpeto missionário e a formação integral.

cursos_ead_rede_caminho_esperanca

Cursos EAD – Rede Caminho de Esperança

O Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa é parte da REDE CAMINHO DE ESPERANÇA e oferece os cursos em EAD. Os cursos oferecidos estão na plataforma:

https://cursos.cajueiro.org.br/registrar/

Você pode entrar e fazer a sua matrícula tanto em português como em espanhol. A organização em Rede é uma opção de realizar atividades de formação de lideranças como um caminho para responder aos grandes desafios do momento. Estes cursos são uma ótima oportunidade para jovens e assessores/as que trabalham com grupos. Os valores são bem acessíveis.

#centrojuventudecajueiro

juventudes

III Simpósio Nacional – “Aproximações com o mundo juvenil”

O Simpósio “Aproximações com o Mundo Juvenil” está em sua terceira edição nacional, apresentando-se como um espaço de debate, de aprofundamento, de aprendizado, de troca de experiências e de saberes em que as questões juvenis estão em pauta.

Trata-se de uma construção coletiva, organizado a muitas mãos e a partir de diferentes saberes. Ele reúne atores de diversas frentes da sociedade (universidade, poder público, igrejas, movimentos sociais e juvenis, organizações não governamentais, escolas etc) para tematizar e aprofundar o mundo juvenil, criando oportunidades para construção de novos conhecimentos, de estratégias de atuação e de redes de colaboração.

Em 2019, o Simpósio debruça-se sobre o tema do projeto de vida, destacando a subjetividade, o sofrimento e a experiência religiosa, como categorias que evocam elementos significativos nas trajetórias de jovens e que atravessam as tentativas juvenis de conferir sentido à vida, na atualidade.

É uma ótima oportunidade para apresentar trabalhos, participar e aprofundar o conhecimento sobre as juventudes contemporâneas. Incentivamos as Irmãs, formandas, leigos/as e jovens que tiverem interesse, que possam participar do evento.

foto_caminho_fe_edit

Caminho da Educação e Amadurecimento na Fé: Mística do Processo de Educação na Fé

O material de autoria do Pe. Hilário Dick apresenta alguns pressupostos para este caminho, baseado em processo, mística, lugares bíblicos, momentos pessoais e grupais e símbolos. Este subsídio pode contribuir para o aprofundamento de uma Pastoral Juvenil ainda mais viva e atuante.

[Foto: http://www.laityfamilylife.va]

Instrumentum Laboris_imagem

Instrumentum laboris – “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

O Vaticano apresentou o Instrumentum laboris do próximo Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que acontecerá de 3 a 28 de outubro deste ano. O documento tem 214 pontos e foi elaborado com as contribuições recebidas pelos jovens de todo o mundo ao longo de vários meses. Alguns temas abordados são as relações familiares, o aumento de famílias monoparentais, a violência, os abusos sexuais, a pedofilia, o desemprego, o papel da mulher e a homossexualidade.
O texto faz referência a uma “metamorfose da condição humana” que, segundo algumas pessoas, o mundo está vivenciando em um nível antropológico e cultural. O Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, afirmou durante a apresentação que o documento foi elaborado segundo “o método do discernimento” e assinalou que este processo é representado por três verbos: “reconhecer, interpretar, escolher”. Confira em anexo o documento completo:

[Trecho do texto publicado originalmente em ACI Digital em 19/06/18]

Semana do Estudante_Imagem

Semana do(a) Estudante – 2018

O material da Semana do Estudante 2018 foi produzido pelas Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR). A SdE 2018 ocorre entre os dias 4 e 11 de agosto, encerrando no dia em que se comemora o dia do estudante. Tem como tema “A nossa escola não é mercadoria” e como lema “Garantia de direitos e promoção da dignidade”, o qual sustentará toda a discussão dos encontros. A iluminação bíblica que guia as reflexões vem do livro de Lucas: “Todos os que ouviam a criança estavam maravilhados/as com a inteligência de suas respostas” (cf. Lc 2, 47). O subsídio foi construído para dar maior flexibilidade e dinamicidade aos encontros, possibilitando uma profunda reflexão sobre o papel social da escola, para além do formativo. É possível constatar que os encontros são formados por textos-bases, questões norteadoras, orações, sugestões de dinâmicas e filmes, tudo para garantir um encontro leve e que estimule o protagonismo juvenil. Quem não conseguir realizar as atividades previstas até o dia 11 de agosto, poderá organizar para realizar posteriormente, conforme a disponibilidade do seu grupo.

Volume 2

Volume 1 – Como Cuidar da Pessoa no Grupo de Jovens | Na Trilha do Grupo de Jovens

O processo de personalização é o eixo por onde os pontos de reflexão vão ajudar o/a jovem a responder perguntas sobre quem participa do grupo. O lugar místico é Nazaré. O convite busca vivenciar o cotidiano da vida de Jesus para, com ele, perceber valores, posturas e escolhas que foram feitas ao longo de sua trajetória em uma vida oculta. Assim, nossa vida também pode ser marcada por escolhas e valores da construção do Reino.

Volume 3

Volume 2 – Como desenvolver a integração do grupo de jovens? | Na Trilha do Grupo de Jovens

Os temas tratados neste caderno estão centrados no processo de integração do grupo nas relações com a pessoa, com a comunidade, com a cultura, com o cuidado e com o planeta. O Lugar Místico é Betânia, que nos convida a visitar a casa dos amigos e amigas, assim como Jesus, para jantar, gastar tempo, contar histórias e viver a experiência do amor.

Volume 4

Volume 3 – Como vivenciar a fé e a mística no grupo de jovens? | Na Trilha do Grupo de Jovens

Que assumir uma mística que dê sentido à vida é uma das exigências do ser humano hoje. Os pontos de reflexão provocam o grupo de jovens a refletirem sobre os referenciais da fé e da mística cristã no seguimento a Jesus e no compromisso a partir da Samaria. Esse lugar é o encontro com as diversas culturas buscando contemplar Deus que cria o diverso e o diferente, reconhecendo este mesmo Deus nas pessoas e nas culturas, cultivando uma postura de respeito e encantamento.

Volume 5

Volume 4 – Como Desenvolver a Participação Social no Grupo de Jovens | Na Trilha do Grupo de Jovens

Uma das dimensões mais desafiadoras para o trabalho com jovens, hoje, é a política. Ela nos convida a participar, a sair dos nossos mundos particulares e ir na direção do/a outro/a e dos interesses sociais, ou seja, políticos. O lugar místico é Jerusalém. No caminho com Jesus, devemos assumir a dureza das escolhas de tal modo que haja um câmbio nas estruturas. Isso exige firmeza, compromisso, coragem, entrega oração para que a vida vença a morte.

Volume 6

Volume 5 – Como dinamizar um grupo de jovens? | Na Trilha do Grupo de Jovens

Este caderno traz vários pontos sobre o processo de capacitação técnica, trabalhando desde a pessoa do/a jovem, projeto de vida e comunidade eclesial, até o planejamento mais amplo. Esses temas são propostos a partir da mística de Emaús, caminhando com o Ressuscitado e celebrando em comunidade em direção da vida.